Teoria Musical

Formação de Acordes – Acordes Maiores

Enviado por Violão Brasil em (25/05/2009)

Este nome é dado ao acorde pela tipologia da tríade, que funciona da seguinte forma:

Entre o I grau e o III Grau temos um intervalo de 3° maior, ou seja, 2 tons. Entre o III grau e o V grau um intervalo de 3° menor, ou seja 1 tom e 1 semitom.

Por exemplo;

 

I Grau  – 2 Tons – III Grau – 1 Tom – 1/2 – V Grau

Vamos agora formar alguns acordes maiores (ou se preferir tríades maiores). É importante observar a disposição dos acidentes musicais e a sua relação com a tipologia dos acordes.

Exemplo:

Acorde de Dó maior, representado pela letra C:

I Grau                                                  III Grau                 V Grau

Dó Maior (C)  =       Dó                       Mi                            Sol

Se analisarmos os intervalos entre as notas, perceberemos que a fórmula foi respeitada. Entre as notas Dó e Mi temos um intervalo de 3° maior, ou seja, 2 tons. Já entre as notas Mi e Sol, temos um intervalo de 3° menor, ou seja, 1 tom e 1 semitom. Para facilitarmos o entendimento dessa aula, vamos utilizar uma tabela a partir da escala cromática.

post011 Formação de Acordes   Acordes Maiores

Já entre o III e o V grau deve haver um intervalo de 3° menor, ou seja 1 tom e 1/2. Entre Mi e Fá, o intervalo é de apenas 1/2 tom – Entre Mi e Fá não há acidentes. Entre Fá e Sol temos um tom, 1/2 de Fá até Fa# e mais 1/2 de Fá# até Sol. Portanto, somando tudo dá 1 tom e meio que a fórmula pede:

post021 Formação de Acordes   Acordes Maiores

Vejamos outro exemplo;

Acorde de Ré maior, representado pela Letra D:

                               IGrau     IIIGrau     V Grau

Ré Maior (D) =   Ré              Fá#             Lá

Neste exemplo temos o aparecimento de um acidente musical, o Fá#, veremos agora qual a sua função em relação à tipologia do acorde. Entre as notas Ré e Fá#, temos um intervalo de 2 Tons ou uma 3° maior característica da tríade maior, que não pode ser substituído pelo intervalo de 3° menor – Ré e Fá naturais da escala. Movemos o Fá meio tom acima pois isso é indispensável para se manter as características do Acorde Maior. Já entre as notas Fá# e Lá, temos um intervalo de 3° menor – ou 1 tom e 1 semitom.

post041 Formação de Acordes   Acordes Maiores

Agora do III para o V grau, de Fá# para Lá. Há: um meio tom  entre Fá# e Sol, mais meio tom de sol para Sol# e, mais meio de Sol# para Lá. Como a fórmula pede um intervalo de 3° menor e temos 1 tom e meio, está correto:

post05 Formação de Acordes   Acordes Maiores

Agora temos o aparecimento do acidente musical o Sol#, veremos agora qual a sua função em relação a tipologia do acorde. Entre as notas Mi e Sol#, temos um intervalo de 2 Tons ou uma 3° maior, como pede a nossa fórmula. e que não poderia ser substituído pelo intervalo de 3° menor – Mi e Sol.

Movemos o Sol meio tom acima pois isso é necessário para se ter a 3° Maior do Acorde Maior. Já entre as notas Sol# e Si, temos um intervalo de 3° menor – ou 1 tom e 1 semitom.

Vejamos sua formação pela escala cromática

post07 Formação de Acordes   Acordes Maiores

Agora do III para o V grau, de Sol# para Si. Há: meio tom entre Sol# e Lá, mais meio tom de Lá para Lá# e, mais meio de La# para Si. Como a fórmula pede um intervalo de 3° menor e temos 1 tom e meio, está correto:

post08 Formação de Acordes   Acordes Maiores

Na próxima aulas falaremos sobre Acordes Menores!

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